Revista Estilo – a “transmidiação” discursiva da ideia de estilo, da agência bancária para a plataforma on-line

Autor/innen

  • Érika de Moraes Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Bauru, São Paulo, Brasil

Schlagworte:

discurso, ethos, contemporaneidade

Abstract

O presente trabalho volta o olhar para a revista Estilo, lançada por meio digital em setembro de 2013 pelo Banco do Brasil, como parte de um projeto cujo foco parece ser a fabricação de um ethos de cliente exclusivo e sofisticado. A disponibilização on-line por si representa uma marca de diferenciação, visto que, embora o acesso à internet seja cada vez maior, ainda não atinge toda a população brasileira, especialmente em termos qualitativos. Este estudo se insere no quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso francesa, que considera a opacidade da língua em seus meios de produção de sentidos, intermediados por sujeitos atravessados por posicionamentos históricos, sociais e ideológicos. Dessa forma, entende-se que a investigação do ethos da revista Estilo possa clarear essa difusa ideia de estilo que funciona como construção discursiva compatível com certo ideário contemporâneo.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Literaturhinweise

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL. Banco do Brasil lança Revista Estilo. Aberje, 11 set. 2013. Disponível em: <http://www.aberje.com.br/acervo_not_ver.asp?ID_NOTICIA=9399>. Acesso em: jun. 2014.

AUTHIER-REVUZ, Jacqueline. Heterogeneidade(s) enunciativa(s). Tradução de Celene M. Cruz e João Wanderley Geraldi. Caderno de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 19, p. 25-42, jul./dez. 1990.

BANCO DO BRASIL ESTILO. Disponível em: <http://www.bb.com.br/portalbb/page44,114,5683,6,1,1,1.bb?codigoNoticia=881&codigoMenu=1552>. Acesso em: jun.2014.

BERTOLLI FILHO, Claudio; FERREIRA, Sílvia Regina. Linguagens, cultura e identidade nas redes sociais: o Facebook em foco. In: REBECHI Jr., Arlindo; GONZALES, Lucilene; MACIEL, Suely. (Org.). A linguagem nas mídias na era da convergência. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. p. 68-84.

BIRMAN, Joel. O sujeito na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

CARDOSO, Fernanda de Abreu. Padrões cromáticos do design gráfi co vernacular. Revista Z Cultural, ano IX, n. 1, 2014. Disponível em: <http://revistazcultural.pacc.ufrj.br/padroes-cromaticos-do-design-grafi co-vernacular/>. Acesso em: jun. 2014.

FARINA, Modesto; PERES, Clotilde; BASTOS, Dorinho. Psicodinâmica das cores em Comunicação. 5. ed. revista e ampliada. São Paulo: Edgard Blücher, 2006.

MAINGUENEAU, Dominique. Novas Tendências em Análise do Discurso. 3. ed. Campinas: Pontes/Editora da Unicamp, 1997 [1987].

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2000.

MAINGUENEAU, Dominique. Ethos, cenografi a, incorporação. In: AMOSSY, R. (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do Ethos. São Paulo: Contexto, 2005. p. 69-92.

MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da enunciação. Curitiba: Criar Edições, 2006.

Veröffentlicht

2016-03-11

Zitationsvorschlag

de Moraes, Érika. (2016). Revista Estilo – a “transmidiação” discursiva da ideia de estilo, da agência bancária para a plataforma on-line. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 44(3), 1042–1052. Abgerufen von https://revistadogel.emnuvens.com.br/estudos-linguisticos/article/view/1036

Ausgabe

Rubrik

Análise do Discurso