De Rowling a Galbraith: as sobrevidas do autor na contemporaneidade

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DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v54i1.3836

Resumo

Partindo da popularidade e da importância da série de fantasia Harry Potter (Rowling, 1997-2007) para o século XXI, este artigo propõe uma análise comparada de sua figura criadora, J.K. Rowling, e Robert Galbraith, pseudônimo masculino criado pela autora britânica para a escrita de livros detetivescos. Por isso, tem-se a intenção de equacionar as perspectivas teóricas que envolvem as questões da construção de um pseudônimo, da biografia do autor, ilusão biográfica e performance, a partir dos trabalhos de Foucault (1969), Klinger (2006) e Lejeune (2008), em uma tentativa de entender como Joanne Rowling criou e veiculou diferentes personas autorais a depender do tipo de texto que escreve. O trabalho objetiva, portanto, mostrar aproximações e distanciamentos entre essas duas personas, que parecem integrar um movimento estético bastante específico dos escritos contemporâneos: o autor enquanto sujeito performático.
Palavras-chave: autor; Teoria Literária; J.K. Rowling.

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Biografia do Autor

Beatriz Masson Francisco, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. E-mail institucional: beatriz.francisco@usp.br,

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Publicado

17-12-2025

Como Citar

Francisco, B. M. (2025). De Rowling a Galbraith: as sobrevidas do autor na contemporaneidade. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 54(1), 94–110. https://doi.org/10.21165/el.v54i1.3836

Edição

Seção

Artigos