A trollagem na política brasileira: efeitos de humor no discurso da extrema direita sobre a comunidade LGBTQIA+

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v52i3.3617

Resumo

Este trabalho pretende analisar alguns aspectos do funcionamento da trollagem no discurso político da extrema direita brasileira sobre a comunidade LGBTQIA+. Para tanto, em razão de sua ampla repercussão e de sua condição de amostra bastante ilustrativa do fenômeno pelo qual nos interessamos, elegemos como objeto de nossa análise um pronunciamento do deputado federal Nikolas Ferreira (Partido Liberal), realizado sintomaticamente no dia 08 de março de 2023. Considerando sua inscrição em certo limiar entre o humor e o discurso de ódio e sua circulação digital, buscaremos identificar, descrever, categorizar e interpretar importantes propriedades da prática da trollagem direcionada à comunidade LGBTQIA+, a produção de seus efeitos e a materialização de seus afetos. Além disso, indicaremos algumas das possíveis mutações discursivas que a trollagem parece promover em modos de dizer do discurso de ódio no campo político. Com vistas a alcançar esses objetivos, nosso trabalho se fundamentará nos postulados, noções e procedimentos da Análise do discurso de linha francesa e em aportes do pensamento de Michel Foucault sobre a ordem do discurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Piovezani , Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil

Professor associado do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos e pesquisador do CNPq. Foi coordenador do PPGL/UFSCar entre 2013 e 2016 e coordena atualmente o Laboratório de Estudos do Discurso (Labor/UFSCar) e o Grupo de pesquisa Análise do discurso e História das ideias linguísticas (Vox/UFSCar). Fez graduação em Letras na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Dourados), mestrado e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara) e estágio de doutorado na Universidade Sorbonne Nouvelle. Fez ainda pós-doutorado na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS/Paris) e na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atua na área de Teoria e análise linguística, com ênfase em Análise do discurso, História das ideias linguísticas e Retórica. Financiadas parcial ou integralmente pelo CNPq, pela CAPES ou pela FAPESP, suas pesquisas tratam da história da fala pública, do discurso político e de discursos da mídia. Entre suas publicações, se destacam: A voz do povo: uma longa história de discriminações (Vozes), A linguagem fascista (Hedra), Discurso e (pós)verdade (Parábola), História da fala pública (Vozes), Le discours et le texte: Saussure en héritage (L'Harmattan/Academia), Legados de Michel Pêcheux (Contexto), Presenças de Foucault na Análise do discurso (EdUFSCar) e Verbo, Corpo e Voz (Editora UNESP). Foi professor convidado na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS/Paris) e professor visitante na Universidade de Buenos Aires (UBA).

Downloads

Publicado

16-12-2024

Como Citar

Nascimento, M., & Piovezani, C. (2024). A trollagem na política brasileira: efeitos de humor no discurso da extrema direita sobre a comunidade LGBTQIA+. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 52(3), 762–780. https://doi.org/10.21165/el.v52i3.3617

Edição

Seção

Artigos