Ensino de português por meio de figurinhas de WhatsApp: convergindo gramática formal e BNCC
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v53i1.3492Resumo
A cultura digital é uma realidade na vida de muitos alunos brasileiros do ensino fundamental/médio, e trabalhar letramento digital nas escolas tornou-se indispensável, como reconhecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que advoga pelo ensino de gramática/literatura paralelo ao letramento digital dos alunos por meio de novos textos multimodais e novos gêneros textuais (Brasil, 2018). Este artigo mostra como figurinhas de WhatsApp podem ser usadas para este fim. Essas figurinhas são recursos visuais que podem ser compostos por pequenas imagens, textos escritos, GIFs ou uma mistura desses elementos, sendo assim, recursos multimodais. De modo a determinar os tipos de fenômenos gramaticais presentes nesse gênero, coletamos 250 figurinhas multimodais, que foram analisadas a partir de um paradigma formal (Seara; Nunes; Volcão, 2019; Anderson, 1992; Kenedy; Othero, 2018; Searle, 1993; Cançado, 2015). A análise mostrou que é mobilizada uma vasta gama de conhecimentos gramaticais na criação dessas figurinhas, o que as torna uma ótima ferramenta didática na sala de aula. Portanto, as consideramos um material pedagógico eficaz devido: (i) a sua popularidade; (ii) à vasta gama de fenômenos gramaticais presentes nelas e; (iii) à possibilidade de se trabalhar o letramento digital a partir de novos textos multimodais/novos gêneros textuais, conforme recomendado pela BNCC.
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