Mapeamento de publicações da área de Português como Língua Adicional nas revistas Estudos Linguísticos (1978-2020) e Revista do GEL (2002-2020)

Mapeo de las publicaciones del área de Portugués como Lengua Adicional en las revistas Estudos Linguísticos (1978-2020) y Revista do GEL (2002-2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3185

Palavras-chave:

Mapeamento, Português como Língua Adicional, Produção científica

Resumo

Neste trabalho, é apresentado um mapeamento das publicações da área de Português como Língua Adicional (PLA) nas 49 edições da revista Estudos Linguísticos (1978-2020) e 17 edições da Revista do GEL (2002-2020), ambas promovidas pelo Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL). O objetivo foi avaliar qual a presença de estudos em PLA nas publicações da associação e quais os contextos sociais e temas mais investigados. O estudo se baseou em pressupostos teórico-metodológicos da Historiografia Linguística, particularmente na técnica de mapeamento (COELHO; NÓBREGA; ALVES, 2021), e em bibliografia especializada sobre a área de PLA no Brasil (BRASIL, 2021; BULLA; KUHN, 2020; ROCHA, 2019).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, L. M. A. Relato de uma experiência com o ensino de português para estrangeiros. Estudos Linguísticos, São Paulo, v.25, [S.I.] p.279-281, 1996. Disponível em http://www.gel.hospedagemdesites.ws/arquivo/anais/1308581051_47.barbosa_lucia.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.

ALTMAN, C. Formação de grupos em ciências da linguagem: o caso do GEL. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 49, n. 1, p.36-47, abr. 2020. Disponível em https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/2812/1673. Acesso em 10 ago. 2021.

BRASIL. Ministério de Relações exteriores. Panorama da contribuição do Brasil para a difusão do Português. Brasília: FUNAG, 2021.

BULLA, G. da S; KUHN, T. Z. Português como língua adicional no Brasil - perfis e contextos implicados. ReVEL na Escola, Porto Alegre, v. 18, n. 35, p.1-28, 2020. Disponível em http://www.revel.inf.br/files/d0e7e22f8c5191e1009a4ca3dc37df2e.pdf. Acesso em 10 ago. 2021.

CELIA, M. H. C; GEHRING, S; FALCÃO, V. L. S. B. Português para estrangeiros: teoria e prática no planejamento de um curso. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 13, [S.I.], p.95-104, 1986. Disponível em http://www.gel.hospedagemdesites.ws/arquivo/anais/1305563787_11.celia_maria_etal.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.

CELIA, M. H. C. O processo de implementar um curso de Português para Estrangeiros. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 15, [S.I.], p.100-116, 1987. Disponível em http://www.gel.hospedagemdesites.ws/arquivo/anais/1305640182_11.celia_maria2.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.

COELHO, O. F. 50 anos do GEL: caminhos da linguística no Brasil. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 49, n. 1, p.22-35, abr. 2020. Disponível em https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/2508. Acesso em: 10 ago. 2021.

CUNHA, M. J. C. Pesquisa analítica de bibliografia da área de português-língua estrangeira. In: ALMEIDA FILHO, J. C. P. de; CUNHA, M. J. C. Projetos iniciais em Português para Falantes de Outras Línguas. Campinas-SP: Pontes; Brasília: EdUnB, 2007, p.101-127.

FRANÇA, Â. M. R. et. al. Mapeamento historiográfico da produção linguística nos 25 anos do GEL. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 18, [S.I.] , p.50-57, 1995. Disponível em http://www.gel.hospedagemdesites.ws/arquivo/anais/1308258497_70.franca_etal.pdf?/arquivo/anais/1308258497_70.franca_etal.pdf. Acesso em 10 ago. 2021.

FONSECA, O. Um caso de interferência linguística: nisseis que trocam /l/ por /r/ (brando). Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 9, [S.I.], p.216-219, 1984. Disponível em http://www.gel.hospedagemdesites.ws/arquivo/anais/1305053836_36.fonseca_onosor.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.

FURTOSO, V. B. Onde estamos? Para onde vamos?: a pesquisa em Português para Falantes de Outras Línguas nas universidades brasileiras. In: LUCAS, P. de O; RODRIGUES, R. F. L. (orgs). Temas e rumas nas pesquisas em Linguística (Aplicada). Vol.1. Questões empíricas, éticas e práticas. Campinas-SP: Pontes, 2015, p.153-196.

LE GOFF, J. História e memória. Trad. Irene Ferreira, Bernardo Leitão e Suzana Ferreira Borges. 5. Ed. Campinas-SP: Editora da Unicamp, 2013

MOMBACH, C. O governo Vargas e suas implicações na produção literária teuto-brasileira. Literatura e autoritarismo, Santa Maria, [S.I.], n. 10, p.31-44, 2012. Disponível em http://w3.ufsm.br/literaturaeautoritarismo/revista/dossie10/RevLitAut_ar

t03.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.

ROCHA, N. A. O ensino de Português língua estrangeira no Brasil: ontem e hoje. Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, Blumenau, v. 13, n. 1, p.101-114, jan./abr. 2019. Disponível em https://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/vie

w/8401. Acesso em: 10 ago. 2021.

RODRIGUES, F. C. La cooficialización de lenguas en municipios de Brasil: el caso de São Gabriel da Cachoeira y los efectos de lo jurídico sobre las subjetividades. Chuy – Revista de estudios literarios latino-americanos, Buenos Aires, v. 6, n. 6, p. 107-132, jul. 2019. Disponível em http://revistas.untref.edu.ar/index.php/chuy/article/view/309. Acesso em: 10 ago. 2021.

SILVEIRA, T. L. dos S. Português como Língua Adicional e Saúde: análise de materiais didáticos. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.

UNICAMP. Português para estrangeiros, 2002. Teses, livros e artigo. Disponível em https://www.unicamp.br/~matilde/pesqbiblio.html. Acesso em: 10 de jul. 2021.

ZOPPI-FONTANA, M. G. O Português do Brasil como Língua Transnacional. In: ZOPPI-FONTANA, M. G. (org). O Português do Brasil como Língua Transnacional. Campinas-SP: RG-Editora, 2009, p.13-42.

Downloads

Publicado

31-05-2022

Como Citar

Granato, M. (2022). Mapeamento de publicações da área de Português como Língua Adicional nas revistas Estudos Linguísticos (1978-2020) e Revista do GEL (2002-2020): Mapeo de las publicaciones del área de Portugués como Lengua Adicional en las revistas Estudos Linguísticos (1978-2020) y Revista do GEL (2002-2020). Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 51(1), 214–234. https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3185

Edição

Seção

Artigos