Ensino de gramática e interação na perspectiva Bakhtiniana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2707

Palavras-chave:

Bakhtin, gramática, estilística, interação, ensino.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar as contribuições que podem ser dadas pelas reflexões de Mikhail Bakhtin (2010, 2013), em sua obra recentemente traduzida, para o ensino de gramática escolar, em especial, da análise sintática, associado ao ensino da estilística. Ele foi um filósofo preocupado com as relações entre o homem e suas interlocuções sociais por meio da linguagem, assim, as considerações filosóficas de Bakhtin podem fundamentar um trabalho produtivo com a gramática na escola, porque colocam a estilística e a interação como centro da preocupação pedagógica com a linguagem. Espera-se com esta pesquisa apresentar uma colaboração reflexiva e efetiva para o ensino de língua materna, pela integração do estudo da gramática à estilística e à perspectiva interacionista.

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Biografia do Autor

Camila de Araújo Beraldo Ludovice, Universidade de Franca (UNIFRAN), Franca, São Paulo, Brasil

Docente Permanente do Programa de Mestrado em Linguística

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Publicado

17-12-2020

Como Citar

Ludovice, C. de A. B. (2020). Ensino de gramática e interação na perspectiva Bakhtiniana. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 49(3), 1463–1477. https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2707

Edição

Seção

Artigos