Diga-me com quem andas: cadeias de referenciação como procedimento de análise do letramento do aluno de periferia

Autores

  • Silvia Adélia Henrique Guimarães Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Palavras-chave:

Níveis de letramento, Referenciação, Encadeamento referencial

Resumo

Acreditamos que estudar o tema da exclusão social através da textualização do aluno de periferia permite refl etir sobre a construção discursiva desse grupo, excluído não só financeiramente, mas também de formas efi cazes de letramento. Inserido no Paradigma Quali-quantitativo e pautado na Linguística Textual, este trabalho propõe a análise de nove textos produzidos por estudantes de uma periferia do Rio de Janeiro, com vistas a observar a construção discursiva desses alunos. Os resultados a) apontam para estratégias de retomada em nível discursivo aquém do proposto para a série/idade dos alunos; e b) sugerem que ler/escrever precisa ser ensinado como processo, oferecendo a esses alunos possibilidades de inserção nas diversas formas de intervir e participar do mundo.

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Publicado

11-03-2016

Como Citar

Henrique Guimarães, S. A. (2016). Diga-me com quem andas: cadeias de referenciação como procedimento de análise do letramento do aluno de periferia. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 44(3), 1262–1275. Recuperado de https://revistadogel.emnuvens.com.br/estudos-linguisticos/article/view/1056

Edição

Seção

Linguística Textual