Salvando o Brasil: uma análise discursiva de campanhas evangelísticas da JMN

Autores

  • Daiane Rodrigues de Oliveira Bitencourt Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

discurso constituinte, discurso religioso, estereótipos

Resumo

O alvo deste artigo é analisar campanhas evangelísticas da Junta de Missões Nacionais da igreja Batista. Para tanto, utiliza os postulados teóricos da Análise do Discurso, mais especificamente, as postulações de Mainguneau a respeito dos discursos constituintes. O corpus da pesquisa é formado por um conjunto de materiais de campanhas da Junta de Missões Nacionais. O resultado da pesquisa mostra que o discurso batista constrói uma imagem de seu outro como aquele que precisa ser evangelizado. Essa imagem é sustentada em uma série de estereótipos.

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Publicado

11-03-2016

Como Citar

Rodrigues de Oliveira Bitencourt, D. (2016). Salvando o Brasil: uma análise discursiva de campanhas evangelísticas da JMN. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 44(3), 981–990. Recuperado de https://revistadogel.emnuvens.com.br/estudos-linguisticos/article/view/1031

Edição

Seção

Análise do Discurso