O programa Sala de Leitura e seus refl exos nas histórias de leitura de alunos e professores de uma escola estadual paulista

Autores

  • Queila da Silva Gimenez Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP), Araraquara, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Sala de Leitura, Leitura, Escola, Identidade

Resumo

Este artigo apresenta e analisa, por uma perspectiva narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2011), as relações estabelecidas entre a presença de uma Sala de Leitura numa escola estadual paulista e as histórias e práticas de leitura das professoras responsáveis por essa Sala, bem como de três alunos de ensino fundamental e médio. Neste cenário, a leitura é considerada pela perspectiva do letramento (SOARES, 1995, 2006, 2010; KLEIMAN, 1995) e vista como bem cultural (CHARTIER, 1996, 1999, 2001). Tais concepções de leitura são ampliadas pelas reflexões propostas por Petit (2008, 2010) acerca do papel da leitura em comunidades francesas. Apresento, ainda, uma breve descrição da comunidade escolar que conta com a presença dessa Sala de Leitura, propondo uma análise de sua constituição e de seu perfil a partir do tema das identidades discutido por Bauman (2005) e Hall (2011).

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Publicado

06-03-2016

Como Citar

Silva Gimenez, Q. da. (2016). O programa Sala de Leitura e seus refl exos nas histórias de leitura de alunos e professores de uma escola estadual paulista. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 44(2), 710–724. Recuperado de https://revistadogel.emnuvens.com.br/estudos-linguisticos/article/view/1006

Edição

Seção

Letramentos