Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Revista do GEL é uma publicação do GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO, de periodicidade quadrimestral, que tem por finalidade divulgar textos acadêmicos, apresentados sob a forma de artigos, originais e inéditos, resultantes de pesquisa individual ou coletiva, e resenhas críticas de interesse das áreas de Letras e Linguística (teórica e aplicada).

A Revista do GEL recebe submissão de artigos em sistema de fluxo contínuo. Não há quaisquer taxas para a submissão.

[ATENÇÃO] Só serão aceitos trabalhos submetidos por pesquisadores que tenham o título mínimo de doutor, ou, em caso de coautoria, de doutorandos em parceria com um segundo pesquisador que já possua o título de doutor.

Os textos para publicação poderão ser escritos em português, francês, inglês ou espanhol. Em casos especiais, e a critério da Comissão Editorial, poderão ser apresentados em línguas diferentes das indicadas. 

Os dados e conceitos contidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências, serão de inteira responsabilidade do(s) autor(es). 


 

Políticas de Seção

Artigos para o volume temático 15.3: Telecolaboração transcultural e transcontinental [...]

Os textos para publicação poderão ser escritos em português, francês, inglês ou espanhol. Em casos especiais, e a critério da Comissão Editorial, poderão ser apresentados em línguas diferentes das indicadas.

Só serão publicados trabalhos que obtiverem dois pareceres favoráveis, emitidos por membros do Conselho Editorial ou ou por pareceristas ad hoc.

Os artigos deverão ter extensão mínima de 10 e máxima de 25 páginas (com referências bibliográficas), em espaçamento um e meio, conforme normas da revista.

Editores
  • Leila Martins Gonçalves da Costa
  • Ana Cristina Salomão
  • Matheus Schwartzmann
  • Maisa Zakir
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Os textos para publicação poderão ser escritos em português, francês, inglês ou espanhol. Em casos especiais, e a critério da Comissão Editorial, poderão ser apresentados em línguas diferentes das indicadas.

  Só serão publicados trabalhos que obtiverem dois pareceres favoráveis, emitidos por membros do Conselho Editorial ou – a depender do grau de especificidade do texto submetido – por pareceristas ad hoc. Os artigos deverão ter extensão mínima de 10 e máxima de 25 páginas (com referências bibliográficas), em espaçamento um e meio. Não serão publicados textos de um mesmo autor (ou de um grupo de autores) em intervalo inferior a dois números da Revista.

Editores
  • Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale
  • Matheus Schwartzmann
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

As resenhas deverão ter extensão mínima de 3 e máxima de 8 páginas. Os textos para publicação poderão ser escritos em português, francês, inglês ou espanhol. Em casos especiais, e a critério da Comissão Editorial, poderão ser apresentados em línguas diferentes das indicadas. A obra resenhada deve ter sido publicada há no máximo dois anos. 

As resenhas serão avaliadas por um parecerista, membro da Comissão Editorial.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os trabalhos, desde que atendam as normas da revista, serão avaliados por dois pareceres membros do Conselho Editorial ou – a depender do grau de especificidade do texto submetido – por pareceristas ad hoc. Se houver divergência na avaliação, um terceiro parecer será solicitado. Emcerrado o processo de análise do trabalho, serão enviadas cópias dos pareceres aos autores, juntamente com sugestões de alterações, quando for o caso. Os trabalhos que não estiverem de acordo com as normas da revista serão devolvidos aos autores.  

 

Periodicidade

Quadrimestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Plágio

A Revista do GEL utiliza softwares disponíveis online para verificação de similaridade de conteúdo/política de plágio.

Além disso, conta com a colaboração dos pareceristas, que, no momento da avaliação double blind, notificam à equipe editorial qualquer semelhança substancial entre o manuscrito em questão e artigos já publicados ou simultaneamente submetidos a outros periódicos, assim como outras informações consideradas pertinentes.

Defendemos os princípios da declaração de ética e de boas práticas na publicação, baseada no Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Revistas do Comité sobre Ética na Publicação – COPE, (disponível em http://publicationethics.org/).

 

Números temáticos

Revista do GEL aceita propostas para Números temáticos, que devem ser publicados, preferencialmente, como último número de cada ano. Os proponentes devem atentar para os seguintes critérios:

(1) um dos editores deve ser de IES estrangeira; (2) as submissões devem ser abertas para toda comunidade e os artigos devem passar por avaliação cega; (3) o tema deve ser de reconhecida relevância; (4) a proposta deve ser avaliada pela Comissão Editorial.