A produção de efeito discursivo de copresença Lula-Dilma em 2010: enquadramentos da revista Época

Autores

  • Elaine de Moraes Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v45i3.771

Palavras-chave:

discurso, copresença, eleições presidenciais, enquadramento, mídia impressa.

Resumo

A partir do acontecimento político-midiático das eleições presidenciais de 2010 no Brasil, discutimos neste texto a produção de efeito discursivo de copresença Lula-Dilma nos enquadramentos midiáticos do segundo semanário brasileiro de atualidades com maior tiragem e circulação no país: a revista Época. Para tanto e com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso de linha francesa, analisamos a midiatização da candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) Dilma Rousseff, e do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva na matéria “Nem eles esperavam tanto”. Os resultados mostram que o emprego metafórico de mantras (Lula [não]é Dilma/Dilma [não]é Lula) se destacou na promoção da copresença Lula-Dilma e na desconstrução da imagem que, segundo o semanário, o PT queria imprimir junto ao público para se manter no poder.

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Biografia do Autor

Elaine de Moraes Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Docente de Linguística e Língua Portuguesa do Centro de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - Campo Grande).

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Publicado

29-11-2016

Como Citar

Santos, E. de M. (2016). A produção de efeito discursivo de copresença Lula-Dilma em 2010: enquadramentos da revista Época. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 45(3), 776–790. https://doi.org/10.21165/el.v45i3.771

Edição

Seção

Análise do Discurso