Engajamento e processamento discursivo: diálogos entre a Linguística Sistêmico-Funcional e a Linguística Cognitiva
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v45i1.704Palavras-chave:
avaliatividade, engajamento, Teoria do Espaço Dêitico, processamento.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar o processamento cognitivo de recursos de engajamento (MARTIN; WHITE, 2005), a partir da Teoria do Espaço Dêitico (CHILTON, 2014), abordagem que considera a cognição espacial e a capacidade de perspectivação como dois dos pilares para a configuração da linguagem e para a execução do processamento linguístico-discursivo. A teoria propõe analisar, de forma integrada, a interação entre os domínios de atenção/referência, tempo e modalidade, a partir de um conjunto de eixos coordenados tridimensionais baseados na geometria euclidiana. Assim, torna-se possível hipotetizar formas de processamento deiticamente ancorado de uma diversidade de fenômenos, dentre os quais se destacam para este artigo: a negação, o discurso relatado, a modalização epistêmica e a adjunção modal.
Downloads
Referências
AZEVEDO, A. T.; LEPESQUEUR, M. Aspectos da afiliação epistemológica da Linguística Cognitiva à Psicologia da Gestalt: percepção e linguagem. Ciências & Cognição, v. 16, n. 2, p. 65-81, 2011.
BAKHTIN, M.; VOLOSHINOV, V. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi. São Paulo: Hucitec, 2004. 196 p.
CHILTON, P. Language, Space and Mind: The Conceptual Geometry of Linguistic Meaning. Cambridge: Cambridge University Press, 2014. 333 p.
CROFT, W.; CRUSE, D. A. Cognitive Linguistics. Cambridge: Cambridge University Press, 2004. 356 p.
EVANS, V.; GREEN, M. Cognitive Linguistics: an introduction. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2006. 857 p.
EVANS, V.; CHILTON, P. Language, cognition and space: the state of the art and new directions. London: Equinox, 2010. 520 p.
FAIRCLOUGH, N. Analysing Discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003. 270 p.
FAUCONNIER, G. Mental Spaces: Aspects of Meaning Construction in Natural Languages. Cambridge: Cambridge University Press, 1994 [1985]. 190 p.
______. Mappings in Thought and Language. Cambridge: Cambridge University Press, 1997. 205 p.
FERRARI, L. Introdução à Linguística Cognitiva. São Paulo: Contexto, 2011. 171p.
GEERAERTS, D. Recontextualizing grammar: Underlying trends in thirty years of Cognitive Linguistics. In: TABAKOWSKA, E. et al. Cognitive Linguistics in action: from theory to application and back. Berlin: De Gruyter, 2010. p. 71-102.
GONÇALVES-SEGUNDO, P. R. Tradição, dinamicidade e estabilidade nas práticas discursivas: um estudo da negociação intersubjetiva na imprensa paulistana. 2011. 447 f. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
______. Indignação e culpa em cartas do leitor da Folha de S. Paulo: um estudo sobre a construção discursiva da tragédia de Santa Maria. Filologia e Linguística Portuguesa, São Paulo, n. 16, v. 1, p. 63-93, jan./jun. 2014.
HALLIDAY, M. Introduction to Functional Grammar. 3. ed. Revised by Christian Matthiessen. London: Hodder Arnold, 2004. 689 p.
______. Methods – techniques – problems. In: HALLIDAY, M.; WEBSTER, J. (org.). Continuum Companion to Systemic Functional Linguistics. London: Continuum, 2009. p. 59-86.
HART, C. Discourse, Grammar and Ideology: Functional and Cognitive Perspectives. London: Bloomsbury Academic, 2014. 216 p.
HEBERLE, V. Revistas para mulheres no século 21: ainda uma prática discursiva de consolidação ou de renovação de ideias? Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, v. 4, n. esp., p. 85-112, 2004.
LANGACKER, R. Cognitive grammar: a basic introduction. New York: Oxford University Press, 2008. 573 p.
MARTIN, J.; WHITE, P. The language of evaluation: appraisal in English. New York/Hampshire: Palgrave Macmillan, 2005. 278 p.
NININ, M. O. G.; BARBARA, L. Engajamento na perspectiva linguística sistémico-funcional em trabalhos de conclusão de curso de Letras. Trab. Ling. Aplic., Campinas, v. 52, n. 1, p. 127-146, jan./jul. 2013.
OAKLEY, T. From Attention to Meaning: Explorations in Semiotics, Linguistics, and Rhetoric. Bern: Peter Lang, 2009. 270 p.
TALMY, L. Towards a Cognitive Semantics, v. 1. Cambridge: MIT Press, 2000. 565 p.