Identidades e (não)lugares da maternidade na ciência: discursos e contra-discursos nas mídias contemporâneas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2644

Palavras-chave:

dispositivo, maternidade, discurso.

Resumo

Em 2017, foi aprovada a lei que deu direito às bolsistas de pesquisa a licença-maternidade; consideramos essa lei como a gênese de um dispositivo que denominamos dispositivo da maternidade na ciência. Assim, empreendemos, neste artigo, a análise de um regime de práticas que compõem uma rede de elementos distintos sobre o fazer científico da mãe. Buscamos responder à seguinte pergunta: Como se constitui o dispositivo da maternidade na ciência? Entendemos dispositivo a partir de Foucault (2014), como uma rede que entrelaça elementos de diferentes ordens, do dito e do não dito – no caso do dispositivo da maternidade, há leis, projetos, grupo de pesquisa, eventos e outros elementos em rede articulando-se em um movimento discursivo e funcionando como um preenchimento estratégico que, como supomos, surge para trazer à tona uma questão que estava posta, até então, à margem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMOSSY, R.; PIERROT, A. H. Estereotipos y clichés. Traducción y adaptación: Lelia Gándara. 4. reimp. Buenos Aires: Eudeba, 2001 [1997]. Enciclopedia Semiológica.

ANDRADE, R. de. Maternidade no currículo. Projeto de pesquisadoras estima impacto das atividades como mãe na carreira científica. Revista Fapesp, São Paulo, ed. 269, 27 ago. 2018. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/2018/07/19/maternidade-no-curriculo/. Acesso em: 10 jul. 2019.

CANOFRE, F. Produção científica de pesquisadoras cai após maternidade, diz estudo. Folha de São Paulo, Porto Alegre, 13 maio 2018. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2018/05/producao-cientifica-de-pesquisadoras-cai-apos-maternidade-diz-estudo.shtml. Acesso em: 10 jul. 2019.

DANTAS, C. Cientistas mulheres pedem inclusão de licença maternidade no currículo Lattes. 13 de novembro de 2018. Portal G1. Disponível em: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2018/11/13/cientistas-mulheres-pedem-inclusao-de-periodo-de-licenca-maternidade-no-curriculo-lattes.ghtml. Acesso em: 2 maio 2019.

FATOR F. Direção: Maria Lutterbach. Pesquisa e reportagem: Carolina de Assis, Giulliana Bianconi e Maria Lutterbach. Gênero e Número. 25 de junho de 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RukTR9VHcUg&t=27s. Acesso em: 1 maio 2018.

FONTANETO, R. Ser mãe e cientista: o que está por trás disso? 1 de junho de 2018. Cientistas feministas. Blog. Disponível em: https://cientistasfeministas.wordpress.com/2018/07/01/ser-mae-e-cientista-o-que-esta-por-tras-disso/?fbclid=IwAR0TSmEEf1qR2AAAYbZuWI5Vsl1R--dUVqGE_NN0DTi5i4MrchmbtxLcmB8. Acesso em: 2 ago. 2019.

FOUCAULT, M. A Arqueologia do saber. Tradução Luiz Felipe Baeta Neves. 6. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

FOUCAULT, M. O jogo de Michel Foucault. In: MOTTA, M. B. da (org.). Genealogia da ética, subjetividade e sexualidade. Ditos e Escritos IX. Rio de Janeiro Forense Universitária, 2014.

MARASCIULO, M. Currículo Lattes permitirá inclusão de licença maternidade e paternidade. Revista Galileu online. São Paulo, 29 de março de 2019. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2019/03/curriculo-lattes-permitira-inclusao-de-licenca-maternidade-e-paternidade.html. Acesso em: 10 jul. 2019.

MARCELLO, F. de A. O conceito de dispositivo em Foucault: mídia, produção agonística de sujeitos-maternos. Revista Educação e Realidade, v. 29, n. 1, p. 199-213. jan./jun. 2004. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25426/14752. Acesso em: 10 jun. 2019.

PAVEAU, M.-A. L’Analyse du discours numérique. Dictionnaire des formes et des pratiques. Paris: Hermann, 2017.

PÊCHEUX, M. Papel da Memória. In: ACHARD, P. et al. Papel da Memória. Tradução José Horta Nunes. 2. ed. Campinas: Pontes Editores, 2007. p. 49-57.

SARGENTINI, V. M. O. Dispositivo: um aporte teórico metodológico para o estudo do discurso. In: SOUZA, K. M. de; PAIXÃO, H. P. da P. (org.). Dispositivos de poder/saber em Michel Foucault: biopolítica, corpo e subjetividade. São Paulo: Intermeios; Goiânia, UFG, 2015. p. 17-27.

SENA, V. Maternidade diminui produção acadêmica. Mas não aparece no Lattes. Jornal o Estadão online. São Paulo, 10 dez. 2018. Disponível em: https://arte.estadao.com.br/focas/capitu/materia/maternidade-diminui-producao-academica-mas-nao-aparece-lattes?fbclid=IwAR0ZQWFG4Io34DHdDl4nc2PtmLuztABLYMwr-oLPaz8cB30wgR50-Vt5qzc. Acesso em: 10 jul. 2019.

Downloads

Publicado

17-12-2020

Como Citar

Araújo, L. M. B. M. de, & Manzano, L. C. G. (2020). Identidades e (não)lugares da maternidade na ciência: discursos e contra-discursos nas mídias contemporâneas. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 49(3), 1185–1199. https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2644

Edição

Seção

Artigos