Aspectos mórfico-sintáticos e a funcionalidade do artigo como construtor do texto

Autores

  • Nelyse Apparecida Melro Salzedas Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Bauru, São Paulo, Brasil http://orcid.org/0000-0002-5859-6391
  • Rivaldo Alfredo Paccola Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/Diamantina (UFVJM), Diamantina, Minas Gerais, Brasil http://orcid.org/0000-0002-2792-2748

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2585

Palavras-chave:

artigo, funcionalidade, sigmatização.

Resumo

O artigo é, dentre as categorias gramaticais, uma das mais expressivas, porém nem sempre explorado. Alguns autores tiram-no da passividade e dão-lhe um tom aguerrido e múltiplo. A presença do artigo definido traz reforço aos nomes abstratos pluralizados, acentuando-lhes a vaguidade; assim como sua omissão esvazia as arestas de nomes concretos, gerando sigmatização. O artigo cria também uma função rítmica e tem um papel intensificante em nível entoativo, uma vez que o acento tonal reforça o conteúdo substantivo. E um texto produzido por meio de uma pontuação lógica, ausente o sistema afetivo, traduz tons afetivos, tons intensivos, se manipuladas habilmente as estruturas mórfico-sintáticas. Sob a luz dos estudos de Macambira (1974), Cressot (1969), Borba (1971), Brik (1978), Paiva (1961), Pimpão (1942), propomos discutir o uso e a função do artigo sob o ponto de vista mórfico e sintático bem como sua funcionalidade dentro do texto: a superlativação, a enfatização, a entoação. Assim, a carta Ao Sr. E. Mollinet, na Correspondência de Fradique Mendes, de Eça de Queiroz (s/d), serviu de contexto para aplicação da teoria arrolada, posto que o uso eciano do artigo contextualiza situações que indicam as condições destacadas.

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Biografia do Autor

Nelyse Apparecida Melro Salzedas, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Bauru, São Paulo, Brasil

Graduada em Letras Neolatinas, pela PUC/São Paulo, 1952; doutora em Literatura, pela USP, 1973; livre-docente em Teoria Literária, pela UNESP/Assis, 1983; professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UNESP/Bauru, onde orienta alunos de mestrado e doutorado. Tem extensa experiência na área das Artes, com ênfase em Comunicação, Linguística e Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: artes, comunicação, leitura de textos verbais e não-verbais, e no campo da linguagem. O link para seu currículo Lattes é http://lattes.cnpq.br/2209143767198382.

Rivaldo Alfredo Paccola, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/Diamantina (UFVJM), Diamantina, Minas Gerais, Brasil

Licenciado em Letras – Português e Inglês, pela ITE/Botucatu, 1974; e Pedagogia, pela UNIFAC/Botucatu, 1992; bacharel em Direito, pela FKB/Itapetininga, 1981; especialista em Formação de Professores, pela USC/2002; mestre em Comunicação, pela UNESP/Bauru, 2002; especialista em Gestão Escolar, pela UNICAMP, 2007; doutor em Educação, pela UNESP/Marília, 2012; professor aposentado da UFVJM/Diamantina, onde orientou alunos de mestrado profissional. Tem experiência em Educação, com diversas publicações na área, atuando principalmente com os seguintes temas: linguística; leitura; texto-imagem; cinema e imaginário; comunicação. Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/1039421006825500

Referências

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Publicado

26-06-2020

Como Citar

Salzedas, N. A. M., & Paccola, R. A. (2020). Aspectos mórfico-sintáticos e a funcionalidade do artigo como construtor do texto. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 49(2), 1033–1050. https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2585

Edição

Seção

Artigos