Metáfora e metonímia/sinédoque na propaganda: um enfoque da Análise Crítica da Metáfora
Palavras-chave:
metáfora ideológica, propaganda, relação conceito/cultura, abordagem cognitivo- -pragmática.Resumo
Este artigo examina, no gênero propaganda, a persuasão envolvendo a metáfora
ideológica, resultado da interação entre metáfora, metonímia e sinédoque, de acordo com Velasco-Sacristán (2010). A metáfora ideológica camufla processos sociais subjacentes e determina a interpretação (CHARTERIS-BLACK, 2004), sendo utilizada em tipos persuasivos de discurso, como a propaganda. Além disso, diante do fato de que a natureza real da interface conceitual-cultural é ainda um assunto de debates (WEE, 2006), a pesquisa tenta verificar a contribuição - se universal ou se cultural - que cada um dos tropos traz para o processo persuasivo. A análise será feita apoiada na proposta de Velasco-Sacristán, sob o enfoque da Análise Crítica da Metáfora, de Charteris-Black (2004).