O tema de redação do Enem: como des-ligar os sentidos?
Palavras-chave:
Discurso, Enem, Pontuação, CoordenaçãoResumo
Refletiremos, no interior do quadro teórico e metodológico da Análise de Discurso de linha francesa, sobre os gestos de leitura e de escrita aos quais o sujeito-aluno é chamado em uma prova de redação. Escolhemos como espaço de reflexão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e recortamos para análise a formulação do tema apresentado ao aluno na prova de redação; tema em que será observado o funcionamento da pontuação e da coordenação das partes.
Downloads
Referências
GRANTHAM, M.R. Da releitura à escritura: um estudo pelo viés da pontuação. Campinas, SP: Editora RG, 2009. 280 p.
GUILHAUMOU, J.; MALDIDIER, D. Efeitos do arquivo: a análise do discurso no lado da história. In: ORLANDI, E. P. et al. (Org.). Gestos de leitura: da história no discurso. Tradução de Bethania S.C. Mariani et al. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1997. p. 163-179.
ORLANDI, E. P. Do sujeito na história e no simbólico. Escritos, Campinas, n. 4, p. 11-16, maio 1999.
ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. 6. ed. São Paulo, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2000. 118 p.
ORLANDI, E. P. Autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 5. ed. Campinas, SP: Pontes, 2007. 218 p.
ORLANDI, E. P. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. 4. ed. Campinas, SP: Pontes, 2012. 224 p.
PÊCHEUX, M. O enunciado: encaixe, articulação e des-ligação. Tradução de Eni P. Orlandi. In: B. CONEIN, JJ COURTINE, F. GADET, J. M.; MARANDIN; PÊCHEUX, M.; PUL, Lille. Matérialités discursives. 1981. (Tradução pela Pontes Editores, no prelo).
PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: uma crítica à afi rmação do óbvio. Tradução de Eni P. Orlandi et al. 4. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009 [1975]. 287 p.